Scroll To Top


Notícias

Arquivo de notícias >>>

 

Gestão da Água na Viticultura - Desafios e Oportunidades

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/customer/www/alabe.pt/public_html/noticias/news.php on line 370
Domingo - Outubro 9, 2022 5:00 pm  |  Acessos Artigo:625  |  A+ | a-
Gestão da Água na Viticultura - Desafios e Oportunidades
Gestão da Água na Viticultura - Desafios e Oportunidades
A Direcção da ADVID - Associação para o Desenvolvimento da Viticultura na Região do Douro, tem a honra de convidar V. Exa. para participar no Seminário “Gestão da Água na Viticultura - Desafios e Oportunidades", a realizar no Museu do Douro, Peso da Régua, dia 14 de Outubro de 2022, cujo Programa se anexa.
Objectivo do Seminário
Sensibilizar profissionais, investigadores e entidades oficiais com responsabilidades nas políticas relacionadas com a água, para a necessidade deste recurso na viticultura em contexto de alterações climáticas, e divulgar práticas de gestão eficiente da água.

Enquadramento dos Oradores
O seminário encontra-se organizado em 4 sessões temáticas, com o objectivo de permitir uma abordagem integrada sobre o uso e a gestão da água, e será moderado respectivamente, pelo Prof. Jorge Queiroz (FCUP), Prof. Miguel Costa (ISA), Dr. José Silvestre (INIAV)  e pelo Presidente da AEVP – Dr. António Filipe.
Na primeira sessão, “Impacto das alterações climáticas”,  o Prof. João Santos (UTAD) abordará os cenários globais das alterações climáticas e as suas implicações na RDD e o Prof. Enrico Battiston (OIV) as soluções da viticultura mundial para o uso sustentável da água.
Novas perspectivas para uma gestão eficiente da água é o tema a ser abordado na segunda sessão, que contará com a participação do Prof. Alain Deloire (L’Institute Agro| Montpellier SupAgro), Prof. Luis Gonzaga Santesteban (Universidad Pública de Navarra) e do Prof. Aaron Fait (Ben-Gurion University of the Negev), que contribuirão para uma visão de práticas e estratégias de utilização da água em diferentes regiões vitícolas mundiais.
A Mesa Redonda sobre “O uso sustentável da água: uma realidade?tem como propósito analisar o estado de desenvolvimento do sector empresarial nacional na gestão deste recurso, contando com a participação das empresas Esporão S.A., João Portugal Ramos S.A., Real Companhia Velha S.A., Sogrape Vinhos S.A. e Symington Family Estates.
A “Disponibilidade hídrica em contexto de alterações climáticasserá abordada na segunda Mesa Redonda, com a  participação  do José Carlos Pimenta Machado - Vice-Presidente da APA, José Luís Machado do Vale - Presidente da Águas do Norte, José Pedro Salema - Presidente da da EDIA; Rogério Ferreira - Director Geral da DGADR (a confirmar).

Programa >>>

 
COMENTÁRIOS (0)
CAPTCHA Image
Play CAPTCHA Audio
Refresh Image
Please, type the capital of United Kingdom below to prove you are not a spambot?
*
* - Campos obrigatórios
Top

 

 

 

 

Sabia que?

"Os ensaios interlaboratoriais que a ALABE organiza e disponibiliza ininterruptamente desde 2002, tanto na área das análises físico-químicas e instrumentais em laboratório, como no âmbito da análise sensorial, continuaram a figurar como o principal motivo para a procura dos serviços da ALABE. Na esfera de participantes contam-se muitos laboratórios de empresas e câmaras de provadores que participam com regularidade nestes ensaios interlaboratoriais, daí retirando assinalável proveito."